[gnucash-br] Adiantamento ou reserva

Erikson Santos eu-ti em epsantos.com.br
Quarta Abril 24 23:03:55 EDT 2013

Boa noite companheiros de gerenciamento financeiro!

Venho através deste email solicitar a ajuda de vocês mais uma vez.

Estou tentando fazer uma reserva de uma entrada futura e gostaria de
saber se concordam com o método que estou pensando em utilizar.

Tenho R$ 200,00 guardados para uma possível urgência.
Quero gastar R$ 50,00 e já deixar reservado, de alguma maneira, de meu
salário do mês seguinte. Tento ilustrar abaixo:

*a despesa*
ativo/banco/poupança = 200
transf 50 [ativo/banco/poupança > despesa/diversão]
*agora a reserva*
transf 50 [passivo/adiantamento > ativo/a receber/reposição]
*a quitação*
transf 700 [receita/salário > ativo/banco/cc] *recebendo salário*
transf 50 [ativo/banco/cc > passivo/adiantamento] *zerando o passivo*
transf 50 [ativo/a receber/reposição > ativo/banco/poupança]
*ficando, assim, com 200 de saldo na poupança*
*o passivo "adiantamento" ficando zerado*
*o ativo a receber também zerado*

Deu para entender?
Será que existe um método diferente e/ou mais fácil?

--
Erikson Santos
Linux User #500346