[gnucash-br] Como configurar um financiamento de dívida?

João Santana joaosantana em outlook.com
Sábado Julho 4 16:56:50 EDT 2015

Boa tarde.

Estou tentando configurar o financiamento de cheque especial que acabo de fazer com meu amado banco, mas estou em dúvida quanto a como lançar os pagamentos.

No momento pretendo fazer assim:

Em Ativos:Ativos Atuais:Conta Corrente:Banco, coloquei uma entrada negativa no valor total (atrasado do cheque especial + juros) vinda de Passivos:Empréstimos:Outros Empréstimos (entendo o cheque especial como um empréstimo, por isso coloquei nessa categoria).

Os pagamentos são compostos de um valor principal + juros. O último irá para Despesas:Juros; o primeiro me confunde, se deve ir para Ativos:Ativos Atuais:Conta Corrente:Banco ou para Passivos:Empréstimos:Outros Empréstimos.

Também não estou bem certo se o financiamento deveria ser lançado em Ativos:Ativos Atuais:Conta Corrente:Banco, mas em Equilíbrio:Saldos Iniciais. Qual a opinião da lista?

João Santana

Enviado do Email do Windows