[gnucash-br] Relatório de Investimentos

Rafael Casali rmcasali em gmail.com
Segunda Outubro 3 09:37:47 EDT 2016

Gabriel,

Vamos ver se eu consigo entender seu caso. Vou tentar responder algumas
de suas perguntas e tentar imaginar uma maneira de obter o que você quer.

Mas antes de mais nada, o Gnucash sempre calcula o tal do preço médio
(total investido / total de quotas ou acoes) para cada conta do tipo de
investimentos.

Vamos por partes:

- "Passado algum tempo depois da última compra, o valor da cota é de R$
1,50. Suponha agora que você quer visualizar a valorização em relação
aos diferentes conjuntos de cotas,"

Neste caso, você tem que criar uma subconta dentro do seu Fundo para
cada aporte que você fizer. Para assim você ter a ideia de
evolução/ganho de cada aporte. Não acho que seja prático.

- "ou então que você venda (ou deduza do IR) parte destas cotas e queira
saber como o seu patrimônio evoluiu (quanto você aplicou, quanto você
ganhou)"

Olha, isso o relatório "Portifólio Avançado" traz essas informações para
você "Quanto dinheiro entrou, quanto Saiu, taxa de retorno" etc ...
Agora, se você queira acompanhar isso por cada aporte que você fez,
criando uma conta para cada aporte você já terá essas informações no
relatório "Portifólio Avançado" .

OBS:  Não testei isso, mas acho que funcionaria. Mas acho que deveria se
preocupar com a evolução do Fundo e não com cada aporte.

Att,
Rafael Casali