[gnucash-br] dividend yield gnucash

Moises Kestring k_moises em hotmail.com
Ter Ago 22 12:22:57 EDT 2017


Victor.

Apenas acrescentando aquilo que disse o Rafael casali;

A taxa de ganho é referente ao valor atual do ativo, à sua cotação. E só mudará desde que você atualize a cotação dele.
O ganho realizado só existirá caso você venda a sua posição e obtenha lucro ( ou prejuízo) com a operação.
Os dividendos e JCPs ou outras receitas provenientes do ativo (contanto que você não o tenha vendido) aparecerão na coluna “RECEITA” do relatório de portfolio avançado.
A coluna TAXA DE GANHO, não contabiliza as receitas, apenas a valorização do ativo. No entanto a TAXA DE RETORNO (última coluna) leva em consideração tanto a valorização do ativo, mesmo que você não tenha liquidado e também eventuais receitas que este ativo tenha gerado.
Assim, por exemplo as ações do itaú  ITUB4 podem ter sua cotação valorizada em 10% desde que você as adquiriu, representado no relatório por uma taxa de ganho de 10%, mas a taxa de retorno será maior que 10% se, desde que você possui as ações de ITUB4 em seu portfólio foram pagos dividentos ( existindo receitas) de maneira que a taxa de retorno final ( última coluna do relatório) será maior que 10 %, pois considera a valorização + eventuais proventos recebidos.

O relatório de portfólio avançado não tem uma maneira direta de calcular o Yeld em %. Mas é claro que pode ser calculado a partir do total de receitas frente ao preço de aquisição dos ativos.


Moises Kestring
Fone 047 92572266
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.gnucash.org/pipermail/gnucash-br/attachments/20170822/029fca2c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão gnucash-br