[gnucash-br] Entendendo como fazer o orçamento (budget)

Rafael Casali rmcasali em gmail.com
Segunda Janeiro 16 11:30:14 EST 2017

Daniel,

Nunca consegui fazer o orçamento no gnucash direito. Mas vou tentar vê
se respondo suas perguntas:

1. Pelo que eu sei, o gnucash estima somente as contas que foram
selecionadas, sem incluir sub-contas. Se quiser estimar sub-contas, tem
que selecionar tb.

2. O orçamento não faz contas automáticas. As vezes é mais fácil copiar
e colar numa planilha, fica muito mais prático, para alterar a previsão
do orçamento.

Em particular, não gosto muito da forma do orçamento do gnucash, prefiro
fazer um relatório com do ano com a média mensal e me baseio por ali.
Note que as estimativas não tem nenhum acréscimo, me parece que
simplesmente pega os que foi gasto naquela conta naquele período.

Abs,
Rafael Casali