[gnucash-br] RES: Extensão do Chrome para converter páginas de extrato/cartão em OFX ou QIF

João Santana joaosantana em outlook.com
Seg Jun 26 11:07:42 EDT 2017

Passei anos da minha vida fazendo o mesmo que você, Adonay, o mesmo evangelismo em prol de ferramentas livres. Hoje sou muito mais pragmático: uso o que me atende. Uso Windows não porque quero, mas porque todos os meus sistemas de trabalho funcionam OOTB no Windows. Sim, eu sei que existem várias alternativas livres para ERP, CRM e até folha de pagamento (que é meu negócio), mas todas exigem configurações adicionais que poderiam ser sanadas se os desenvolvedores livres olhassem pelo olhar do usuário e aplicassem esta mesma funcionalidade - o que não é sempre verdade, infelizmente. E enquanto nossa infraestrutura de rede for esta boa porcaria, fico longe das alternativas baseadas na web; basta uma chuva e nada de lançamentos contábeis por hoje.

O mesmo acontece com o GnuCash. O uso porque é o único software de finanças que me atende, ainda que suas UI e UX sejam intimidadoras do início ao fim, ainda que o gerenciamento de ações precise das tais configurações adicionais que citei acima (e muita peleja com o CPAN quando ele não funciona a contento), ainda que a formatação de relatórios seja espartana e pouco intuitiva, somente ele me permite ter o nível de controle granular que eu quero sobre meu dinheiro.

Como tudo o que envolve a FSF e o Projeto GNU, o Savannah possui uma série de restrições (http://savannah.gnu.org/maintenance/HowToGetYourProjectApprovedQuickly/) que obrigam o desenvolvedor a se conformar com a visão de mundo da FSF para ter seu projeto hospedado ali, restrição que o GitHub não tem, permitindo a hospedagem de qualquer projeto que rode em qualquer plataforma, inclusive projetos livres, e ainda concedendo aos devs wiki, issue tracker e site de projeto, tudo OOTB. Nada mal para um serviço que tira nota F quando comparado à nota A do restritivo Savannah - notas concedidas, inclusive, dentro de critérios definidos por voluntários coordenados pela FSF. Assim fica fácil.

Eu, por exemplo, não poderia hospedar nenhum dos meus projetos no Savannah, já que, além de serem de código aberto, eles não rodam primariamente num SO livre - e nunca rodarão, porque o DotGNU está longe de funcionar a contento e, novamente, nada que faça o usuário quebrar a cabeça deveria ser levado em consideração pelo desenvolvedor.

Então, no fim das contas, usar Savannah, GitHub, Visual Studio Online (no meu caso), BitBucket, SourceForge ou qualquer outro repositório cabe unicamente ao atendimento das necessidades do desenvolvedor. Ninguém é forçado a usar Git se não quiser: há vários serviços de repositório usando as mais diversas tecnologias de versionamento para se escolher; mas, no caso do Savannah, você não tem outra escolha a não ser se conformar com como a FSF quer que seus projetos sejam e quais tecnologias você pode ou não usar neles. Forma estranha de liberdade.

Abraços abertos.

João Santana

-----Mensagem original-----
De: gnucash-br [mailto:gnucash-br-bounces+joaosantana=outlook.com em gnucash.org] Em nome de Adonay Felipe Nogueira
Enviada em: segunda-feira, 26 de junho de 2017 08:35
Para: gnucash-br em gnucash.org
Assunto: Re: [gnucash-br] Extensão do Chrome para converter páginas de extrato/cartão em OFX ou QIF

Legal! :)

Estava pensando se podes criar um repositório do projeto no GNU Savannah ([[https://savannah.gnu.org/]]).

Algumas pessoas aqui mencionaram o GitHub, mas ele obriga os visitantes a usar programas de computador não livres (isso é feito via JavaScript, mas esse é um detalhe técnico, o problema está no fato de que o programa de computador entregue de forma "forçada" não é livre), para mais informações veja [[https://www.gnu.org/software/repo-criteria-evaluation.html#GitHub]].

No caso do GNU Savannah, ele suporta criação de listas de e-mail/discussão, repositórios dos mais diversos tipos (Git, Subversion, Mercurial, etc.), rastreadores (de falhas, tarefas, etc.), criação de pedidos de ajuda (para que seja estabelecido quais cargos/pessoas/habilidades são necessárias para o projeto), criação de página de Internet customizado (exemplo:
[[http://www.nongnu.org/enigma/]]).

No caso do GitHub, este obriga visitantes a usar software não livre e só suporta criação de repositórios Git.

Assim, a diferença entre GitHub e GNU Savannah está em *o que* o usuário/visitante (assumidamente ignorante com relação às questões éticas da tecnologia) é forçado a fazer.

Nota técnica: Além disso, não se preocupe, usuários do Git, do GNU Savannah (que usam Git nos projetos), ou do GitHub, podem colaborar entre si, basta fazer a colaboração via e-mail enviando as contribuições/patches/diffs enviando estas à lista de discussão de desenvolvimento ou ao rastreador de tarefas e falhas (se todos estes
existirem) ou aos contribuidores do projeto em questão.

Respeitosamente, Adonay.
--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com