[gnucash-br] GnuCash para iOS (era: Digest gnucash-br, volume 90, assunto 8)

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Seg Maio 1 15:17:54 EDT 2017

NOTA Esta é uma resposta a uma outra mensagem cujo o remetente original
respondeu ao "digest" que ele mesmo pediu ao fornecedor da
lista. Esperamos que as respostas futuras permaneçam organizadas com
sequência adequada, ou que ele desabilite o "digest" pedido e retorne a
receber uma mensagem por vez. Em caso de dúvida em como fazer qualquer
um destes, favor entrar em contato.

Sobre o GnuCash no iOS: O problema é que a própria Apple parece limitar
o que é incluído na maioria dos /software/ empacotados para iOS, é
similar ao caso do Android. Em ambos os casos, tens que fazer o
iOS/Android permitir aplicativos não assinados ou confiados pela Apple
(assinados por terceiros provavelmente), e depois disso ainda tens que
ter realmente o aplicativo desejado para instalar.

Eu não sou nenhum /expert/ em computadores (apesar de estar bacheralando
em administração organizacional e me interessar pela relação entre
/software/ livre e organizações públicas ou privadas), mas sei que, além
disso, para que o GnuCash seja feito para iOS, é necessário que ele não
dependa de nada que não seja livre (como em liberdade, não
preço). Porém, não sei se alguém está tentando fazer isso. Talvez
podemos ajudar perguntando ao pessoal na lista de discussão para
desenvolvimento (gnucash-devel). Se quiserem, posso perguntar à lista
gnucash-devel por todos aqui, basta dizer.

Além disso, se houver interesse, pode-se até mesmo fechar um contrato
com algum desenvolvedor (seja do GnuCash, de uma empresa local de tua
escolha, de um grupo ativista de ativismo de /software/ livre local, ou
qualquer pessoa de tua escolha) para trabalhar, sendo pago, para que o
GnuCash seja aprimorado da forma desejada. Logicamente, é necessário ter
pessoas (também sendo pagas) para assegurar que o trabalho seja feito
com /software/ livre, e que o resultado final seja /software/ livre.

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com