[gnucash-br] Erro ao consultar preços

Daniel Victoria daniel.victoria em gmail.com
Ter Nov 7 19:48:49 EST 2017

Oi Adriano e demais,

A versão 1.44 do finance::quote já está com a moeda certa para as ações do
Brasil. Também foi feita uma outra alteração para solucionar uns problemas
de limite de queries.

Bem, avancei um pouco mais nos testes aqui. Basicamente, o que percebi é
que se eu iniciar o GnuCash pelo desktop do Ubuntu, a variável de ambiente
que acerta a chave de acesso do alphavantage não é configurada. Mas se eu
iniciar o gnucash pelo terminal, daí a chave de acesso ao alphavantage é
reconhecida e o botão para pegar os preços funciona.

Preciso então ver certinho onde colocar o comando de export para a variável
de ambiente da chave funcionar. No momento coloquei no .bashrc da conta.
Mas acho que tenho que por no .profile. Sempre confundo esses dois arquivos.

Explicação mais longa:

Fiz o seguinte:

1) Criei um novo arquivo para o GnuCash, contendo apenas uma ação (DIVO11.SA).
Arquivo segue em anexo para fazerem testes

2) Adicionei a ação DIVO11.SA no security editor, usando como "type" BMF.

3) Se tento atualizar a cotação pelo 'price editor', apertando o botão de
'get quotes', recebo a mensagem de que não foi possível obter as cotações
para "BMF:DIVO11.SA"

4) Se atualizo as cotações usando a linha de comando (gnucash
--add-price-quotes teste_acoes.gnucash) daí FUNCIONA!!

Se eu iniciar o GnuCash pelo terminal do Ubuntu (o mesmo que foi usado para
atualizar as cotações pela linha de comando), tudo funciona normalmente.

Conclusão: A variável de ambiente da chave de acesso só está sendo
configurada quando rodo oum terminal.

[]'s
Daniel

Message: 4