[gnucash-br] Existe um grupo no facebook?

Adonay Felipe Nogueira adfeno em hyperbola.info
Sáb Jan 6 21:29:19 EST 2018

Concordo.

Concordo que chegamos onde chegamos por causa deles, justamente pois
alguém teve a ideia de fazer um substituto completo e testar com a
comunidade, soa familiar? Sim, foi assim que o projeto GNU nasceu, a
diferença é que isso tudo foi feito por gente que queria fazer, e não
recomendado ao usuário final ([1]).

Além disso concordo que existem vantagens e desvantagens de ambos os
lados. Antecipo ainda que do lado do software livre, tens duas opções:
considerar ele como mero produto, neste caso serias um usuário --- nada
contra, haja vista que por igual terias direito de usufruir das quatro
liberdades essenciais desde que não estejas sob algema digital e
considerando que executes cegamente o /software/ não livre entregue a
você via JavaScript nas páginas da Internet --- nesta vertente o estado
atual seria uma perfeição; ou considerar além do produto sua filosofia,
que envolve a abordagem/teoria das capacidades de Sen e Nussbaum na
filosofia política ([2][3][4][5]).

Antigamente não tinhamos muitos problemas com /sites/ ou serviços na
Internet, mas ao passo que os grandes jogadores foram quebrando a
federação entre os demais fornecedores ou fazendo /sites/ que requerem
do visitante um /software/ não livre, então a coisa ficou pior.

É uma pena que até onde sei não existes dispositivo legal similar à GDPR
aqui no Brasil, e que nenhuma jurisdição no mundo atualmente seja capaz
de requerer dos fornecedores de comunicação via Internet (ou de redes
sociauis) que disponibilizem ao público em geral documentação completa
sobre seu "padrão" usado/implementado e que este seja obrigado a
interagir completamente com serviços similares prestados por terceiros.
Pois ao que me parece o jogo destes fornecedores maiores é fazer mal uso
de uma necessidade humana para colocar os fornecedores menores em
posições apertadas e espionar, coletar comportamentos, entre
outras coisas ([6][7]).

[1] <https://www.gnu.org/philosophy/is-ever-good-use-nonfree-program.html>.

[2]
<https://notabug.org/adfeno/Trabalho_sobre_gestao_universitaria/src/master/Trabalho.txt>.

[3]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/stallman-nussbaum-and-sen-putting-freedom-in-context/>.

[4]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/free-software-free-society/>.

[5] <http://rccs.revues.org/pdf/5462>.

[6] <http://cdn.media.ccc.de/congress/2015/webm-hd/32c3-7403-en-de-A_New_Kid_on_the_Block_webm-hd.webm>.

[7] <https://downloads.softwarefreedom.org/2017/conference/0-keynote.webm>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com