[gnucash-br] Valor x quantidade física

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Ter Jul 17 10:02:43 EDT 2018

Valdir,

O GnuCash (e creio que nenhum outro SW de controle financeiro) permitirá
controle nesse nível. Você pode criar um padrão de formato na descrição do
registro e colocar o consumo na descrição.

Exemplo: Pagamento de energia elétrica [Consumo: XXX]

A forma de você criar algo para controlar de forma fina valores como se
fossem cotações é através de títulos. Neste caso, você criaria um título de
nome KWH e adicionaria o valor dele no editor de cotações para cada data.
Porém, para que você use esse título, tem que criar uma conta que se
enquadra como ATIVO.

Desta forma, isto não daria certo, pois quando você paga sua energia
elétrica moveria valores entre, por exemplo, sua conta corrente (que é um
Ativo) e sua conta de energia elétrica (que também seria um Ativo e não
Despesa). No final das contas, você não terá alteração patrimonial, pois o
GnuCash entenderá isso como se você tivesse transferindo recursos de um
conta para outra.

Entendeu?

Contas de despesa devem ser tratadas como despesa. Como citei acima, você
pode criar um padrão seu no campo de descrição e futuramente extrair isso
(pode ser numa planilha eletrônica, por exemplo).

Pelo que tenho usado do GnuCash, já há alguns anos este é meu entendimento.
Caso alguém tenha alguma sugestão para isso, eu também gostaria de saber. :)

Atenciosamente,

*Danilo Freitas da Costa*