[gnucash-br] Despesa Orçamentária

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Ter Out 9 22:42:55 EDT 2018

Pessoal,

Eu tenho hábito de criar uma conta de reserva orçamentária para gastos
futuros (poupar para comprar), na qual eu coloco valores mensais.

Há pouco mais de 2 anos comecei a controlar esse tipo de coisa no GnuCash,
mas não tá legal. Gostaria de opiniões alternativas...

Toda a reserva de grana eu coloco em uma conta poupança (bancária)
específica (com sua respectiva conta no GnuCash - Ativo) e crio subcontas
"virtuais" abaixo dessa conta de poupança.

Exemplo:

Ativo
.. Ativo Circulante
.... Conta Poupança
...... Poupança Banco X
........ Reserva X
........ Reserva Y
........ Reserva Z

Com esse cenário, eu apenas faço movimentações de valor entre contas do
Ativo, sem mudar absolutamente o patrimônio (que é de fato correto).

Outra alternativa que pensei, foi de criar uma conta de Despesa (apenas
para controle orçamentário), assim as minhas reservas de valor não mais
aparecerão como valor no Ativo e irão compor meu fluxo de caixa.

Quando, de fato, eu realizar a despesa, apenas faço uma movimentação entre
a conta de Despesa "orçamentária" e Despesa "real".

Faz sentido essa abordagem?

Alternativas?

Grato!

Atenciosamente,