[gnucash-br] imposto sobre venda de ações

Adriano adrianoss em gmail.com
Sáb Abr 13 07:12:55 EDT 2019

Helder,

É possível apurar resultado da operação com títulos usando o recurso
de "lotes" do gnucash. Na minha versão do Fedora 29 está no menu Ações
> Ver lotes.

Para mim foi uma funcionalidade um pouco complicada de entender e
aprender a usar, como quase tudo no gnucash, mas resolveu 100% da
apuração de resultado em operações de compra e venda de títulos, e eu
não vivo mais sem isso.

E com base nos resultados apurados pela funcionalidade, eu adiciono
partidas nas transações de resultado geradas automaticamente com o
cálculo manual dos impostos.

Eu estou absolutamente sem disponibilidade de tempo para explicar como
eu uso esse recurso, acho que teria que elaborar um tutorial
razoavelmente complexo. Mas acho que dá para responder dúvidas se você
tentar aprender sozinho e encontrar dificuldades.

Eu acho que comecei meu aprendizado sobre isso pelo item 9 desse link:
http://www.gnucash.org/viewdoc.phtml?doc=guide.

Boa sorte,
Adriano