[gnucash-br] Migrando da versão 2.6 para 3.7

Arnaldo Ortega arnaldo.ortega em gmail.com
Qua Nov 27 08:51:49 EST 2019

Daniel,

Eu migrei este final de semana da 2.6.19 para 2.6.21 e, em seguida, para
3.7. O objetivo foi ter uma melhora de performance na utilização da parte
de orçamento, que estava impossível, tamanha a lentidão (problema que
parece afetar somente Windows, não Linux).

A base não teve problema algum com a migração até onde pude verifica. A
performance ficou bem melhor, tanto para abrir/salvar a base quanto para
rodar relatórios, gráficos e, principalmente, a parte de orçamento, ficou
"utilizável", ainda com algum delay, mas mínimo.

Os cons foram:
- Visual muito mais tosco do que a versão anterior (pelo menos no Window,
parece que o GTK 3 não se entende bem com Windows). Tive que descobrir como
melhorar pelo menos o fonte para ficar mais legível mas os ícones são
feios, os tabs são toscos, uma tristeza.
- Cores nos gráficos ficaram ruins em comparação ao 2.6, também uma seleção
aleatória sofrível.
- Vários problemas para rodar gráficos que funcionavam bem no 2.6: o
problema da coluna estranha que reportei em outra mensagem, travamentos em
situações diversas, sem causa específica;
- Um problema particular que me incomoda mas pode não ser para muitos
outros: costumo usar os softwares em inglês, em geral as traduções são
ruins então prefiro sempre trabalhar no inglês que é o idioma original em
99% dos casos. No 2.6 ele fazia a distinção correta entre o idioma da
interface (ajustado para inglês) e a região para pontuação (Brasil -
1.234,56). No 3.7 é tudo ou nada, se quiser pontuação no nosso padrão tenho
que ajustar a interface também para português ou algum idioma que tenha a
mesma pontuação associada, ou seja, para usar inglês na interface, acabo
tendo que usar ponto na separação dos decimais.

Por conta do problema com os gráficos e até por que já não estava
conseguindo montar alguns que queria, vou dar uma estudada em algum gerador
de gráficos externo (começando pelo Qlik Sense, que é gratuito).

Abraço,
Arnaldo