[gnucash-br] Controle de Cartão de Crédito

Arnaldo Ortega arnaldo.ortega em gmail.com
Dom Fev 2 14:07:32 EST 2020

Olá Nei,

Tenho usado a forma "Cartão de Crédito" mesmo, já há anos, com sucesso. A
minha fatura fecha no dia 6 - eventualmente indo para 7 ou 8 conforme
coincida com feriados ou final de semana - e vence no dia 18. Sempre quando
vou fazer a reconciliação, ao contrário de outras contas que fecho no
último dia do mês, esta eu reconcilio no dia do fechamento da fatura, ou
seja, no dia 6, e os valores sempre batem corretamente.

Eventuais despesas próximas do dia 6 que tenham "escorregado" para o mês
seguinte eu movo um ou dois dias para frente, para o saldo coincidir com a
fatura que está sendo reconciliada (este movimento não faz diferenteça pois
é dentro do mês e minhas análises são sempre em intervalos mensais).

Desta forma, ao reconciliar no dia 6 lanço todas despesas, inclusive o
pagamento da fatura do mês anterior que aconteceu em 18 e, na reconciliação
estará tudo correto se o saldo do dia 6 na conta cartão de crédito bater
com o valor da fatura que estou reconciliando.

Quanto à usar contas a pagar e a receber, já tentei este modelo para um
outro cenário mas não gostei da complicação pois ele trata estas contas de
uma forma bastante diferente. Mas não cheguei a considerar para uso com
Cartão de Crédito, vou dar uma estudada.

Abraço,
Arnaldo