[gnucash-br] Controle de Cartão de Crédito

Nei Moreira neivfmoreira em gmail.com
Sáb Fev 15 17:24:44 EST 2020

Prezados Colegas,

Boa tarde!
Agradeço pelo retorno de vocês e desculpem pela demora em repondê-los!

Valdir,

As divergências ocorrem quando realizamos compras entre as datas do
fechamento da fatura do cartão de crédito e data do efetivo pagamento do
cartão.
Por exemplo, uma fatura que fecha no dia 26 do mês e a data de vencimento
da fatura em 10 do mês seguinte, as compras realizadas nesse ínterim apenas
serão registradas na próxima fatura, mas na conta do gnucash fica ordenado
pela data da compra.

Arnaldo,

A dica é legal!
Quanto à Contas a pagar para controlar o cartão mata a questão, mas
perde-se a flexibilidade que o gnucash oferece como agendamentos e
conciliação por exemplo e os lançamentos ficarão todos manuais.

Danilo,

Gostei muito das dicas!
Estou utilizando uma combinação de ambas as ideias.
Criei duas contas transitórias. Uma para controle das contas que são
lançadas no mês corrente com a cobrança no mês seguinte e a outra para os
lançamentos parcelados. Estou conseguindo efetuar os lançamentos das
despesas quando ocorrem, sejam no período entre o fechamento da fatura e o
pagamento da mesma, e/ou das compras parceladas.

"Passivo:Contas em Crédito:Corrente"
"Passivo:Contas em Crédito:Parcelado"

"Passivo:Catão de Crédito XXX"

Para os lançamentos das transações emprego as dicas apresentadas nos links,
a diferença que uso a conta adicional "Corrente" para os lançamentos do mês.

Estou testando essa configuração. Minha intenção é adotá-la esse ano para
poder avaliar os prós e contras.

Agradeço os links! Percebi que as dicas são do Arnaldo e do Danilo.

Grande abraço!

Nei Moreira