[gnucash-br] Aumento de Valor de Imóvel x Consórcio

Lucas Fraga lucashf.contabil em gmail.com
Seg Set 21 08:53:16 EDT 2020

Bom dia Pessoal,

Vou tentar explicar da forma que penso e de repente pode esclarecer outras
ideias, na temática contábil. O consórcio seria um empréstimo no qual você
ainda não pegou o dinheiro, então na primeira etapa registrar o valor da
carta de crédito no qual tem obrigação a pagar e as demais são depois no
pagamento das parcelas e da contemplação deste

Momento da assinatura do consórcio:
Débito: Ativo, Grupo Imobilizações em andamento, Carta de crédito XXXX
(Financeira)
Crédito: Passivo, Grupo Empréstimos e Financiamentos,
Fornecedores/Financeira
Obs: Registrar todo o saldo empenhado, podendo ser inclusive os juros e
despesas

Pagamento das parcelas:
Débito: Passivo, Grupo Empréstimos e Financiamentos, Fornecedores/Financeira
Crédito: Banco/Caixa
Obs Valor de juros pode ser computado no resultado ou direto no passivo
para amortização posterior

Contemplação do consórcio:
Débito: Ativo, Imobilizado, Imóvel/Carro
Crédito:  Ativo, Grupo Imobilizações em andamento, Carta de crédito XXXX
(Financeira)
Obs: transferir o valor utilizado para compra, ou total da conta em
andamento.

Para imposto de renda o consórcio tem a situação de estar em bens e
direitos, e também em dívida e ônus, com os registros acima, você poderá
ter os dois apontamentos.

Em dom., 20 de set. de 2020 às 20:08, Danilo Freitas da Costa <
danfcosta em gmail.com> escreveu:

> Opa Arnaldo, tudo bem?
>
> 1) Quanto a esse item, eu lanço valor cheio mesmo. Não quebro em valores
> menores. Só que a movimentação aí é da Conta Corrente (Ativo) para a Conta
> referente ao Consórcio (Passivo):
>
> Ativo : Conta Corrente X
> Passivo : Consorcio : Casa
>
> Nesse caso, eu não tenho aumento no valor do imóvel.
>
> 2) Pois é, estou pensando em fazer desta forma mesmo. Mas isso não vai
> aparecer no Fluxo de Caixa.
>
> Atenciosamente,
>
> *Danilo Freitas da Costa*

Att,

Lucas H. Fraga
"A mente tem o passo ligeiro, mas o coração vai mais longe."