[gnucash-br] Apreciação/Depreciação de bens móveis e imóveis

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Ter Maio 4 20:40:29 EDT 2021

Opa Arnaldo!

Para imóvel eu não deprecio, até porque não tenho noção do valor real. Eu
tento deixar o valor dele o mais próximo possível do que declaro no IR.

Quanto ao carro, eu deprecio com base na tabela FIPE. Como meu carro já tem
uma certa idade, eu deprecio a cada trimestre sempre considerando 80% da
tabela FIPE.

Eu tenho a seguinte estrutura:

Ativo
.. Imobilizado
.... Carro XXX
...... Custo de Aquisição
...... Depreciação

Os lançamentos faço apenas nas duas últimas.

Att,
Danilo