[gnucash-br] Digest gnucash-br, volume 107, assunto 10

Marco Pozza marcorpz em gmail.com
Qui Set 20 13:10:43 EDT 2018

Olá a todos!

Eu faria da forma como o manual ensina em relação aos dividendos:

- lançaria o valor pago a título de amortização como um rendimento
(Receitas:[código da ação, p. ex. PETR4]:rendimentos);
- não faria lançamento nenhum na conta do ativo (Ativos:[código da ação, p.
ex. PETR4]), pois a amortização se refletiria na cotação atual.

Quando fosse apurar o ganho de capital na venda, p. ex., consideraria no
cálculo o valor atual da cotação do papel e os eventos "extraordinários"
(JCP, dividendos, desmembramentos, amortizações, etc.).

Saudações,

Marco